Uma das principais características da construção da alvenaria estrutural é a rapidez. Mas a agilidade pode ser sinônimo de versatilidade. No post de hoje, queremos dar um exemplo de edificação em formato curvo e colorido com o uso de blocos de concreto.
Em 2000, a direção da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo-SP, decidiu ampliar os espaços de aulas. Para contornar o problema central do prazo da obra, que deveria ser realizada durante os meses de férias (dezembro/fevereiro). Os arquitetos desenvolveram, então, uma proposta utilizando alvenaria estrutural com blocos de concreto.
O projeto, nomeado de Edifício Capa (nas fotos), é uma curiosa composição de cores e volumes fortes. Revestido externamente com argamassa texturizada com pintura amarela, o prédio tem os seus elementos curvos, como a torre azul que marca a entrada principal, feitos também com blocos estruturais de concreto, comprovando a versatilidade do material.
Essa é uma ótima inspiração que mostra que não precisa ser convencional para usar blocos de concreto. Pelo contrário: é completamente possível inovar e ser criativo.
Fonte: Com informações da Revista Prisma.
COMENTÁRIOS: