O entulho da construção civil se tornou um problema nas grandes cidades e a expressiva quantidade de resíduos sólidos gerada pode servir como um indicador do desperdício de materiais.
Para obras de edificações mais limpas, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) indica os sistemas de alvenaria estrutural com blocos de concreto, paredes monolíticas e os pré-fabricados para estruturas e fachadas em que a utilização dos materiais é racionalizada.
Muitas empresas têm optado pelo sistema de alvenaria estrutural com blocos de concreto. Além de diminuir horas de trabalho e consumo de alguns materiais, como madeira, aço e revestimento, reduz o volume de resíduos.
Neste sistema, é possível calcular o número exato de blocos que serão utilizados e eliminar as etapas de rasgos nas paredes para colocação de instalações elétricas e hidráulicas, que conduzem ao desperdício e ao retrabalho. Outra vantagem são os blocos disponíveis em diversos tamanhos, prontos para serem encaixados e formar, assim, a edificação.
A construção formal está migrando para os sistemas pré-fabricados de concreto em função da agilidade, economia e limpeza do canteiro que esse tipo de obra proporciona.
Envie dúvidas suas dúvidas sobre construção com blocos de concreto. Participe!
COMENTÁRIOS: