Visando trazer mais conforto e segurança para o consumidor, entrou em vigor no dia 19 de julho uma nova norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - a NBR 15575/2013 - que define padrões de qualidade para a construção de imóveis. Quesitos como acústica, durabilidade, manutenção, entre outros, terão regras mais específicas.
Alterações estruturais, vedações verticais internas e externas (paredes), coberturas (telhados), instalações de água e de esgoto e novos materiais para pisos são algumas das mudanças que virão.
Segundo a Câmara Brasileira de Indústria da Construção, pela primeira vez uma norma brasileira associa a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação. As regras privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários.
A partir de agora, está disponível um guia de orientação com um conjunto de informações práticas que põem contribuir para a difusão da norma. O guia traz dados técnicos e produtos para os quais já foi feita a caracterização tecnológica, além de uma relação de universidades, laboratórios e institutos de pesquisa com capacidade técnica para realizar as análises previstas na norma.
O "Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15575" está disponível para download gratuito no site: www.cbic.org.br
COMENTÁRIOS: