Alvenaria é toda construção de estrutura ou parede que utiliza unidades e entre si a argamassa com função colante. Já a alvenaria estrutural é um sistema construtivo em que as paredes também assumem a função de vigas e pilares, suportando e distribuindo toda a carga da estrutura.
No convencional, as paredes são erguidas e depois quebradas para que as tubulações fiquem embutidas. Nesse método, canos e fios passam por dentro dos blocos ao mesmo tempo que a parede sobe. Também se reduz o volume de fôrmas de madeira, usadas para moldar vigas e pilares. A obra é limpa e ecologicamente mais correta.
Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a alvenaria estrutural com blocos de concreto garante à obra dimensões padronizadas das paredes e superfícies homogêneas. Desta forma, proporcionam maior economia, pois não necessitam de camadas grossas de argamassa de revestimento e em alguns casos esta é excluída e a pintura é feita diretamente no bloco (bloco aparente).
Cada vez mais o mercado da construção adere às vantagens da alvenaria estrutural com blocos de concreto. No entanto, a ABCP ressalta que é muito importante que os blocos de concreto tenham Selo da Qualidade da ABCP, ou de qualquer outra entidade que certifique o atendimento às normas da ABNT, a fim de garantir todas as vantagens do sistema e segurança para as edificações.
Saiba mais sobre qualidade e segurança:
Nova norma da ABNT define regras específicas para a construção. Blocos de concreto devem ter qualidade comprovada. Selo de qualidade: garantia para blocos de concreto.
COMENTÁRIOS: