Novas normas e certificações estão provocando mudanças no mercado da construção civil. A questão acústica será cobrada com veemência pela Norma de Desempenho NBR 15575, recém-publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A norma dedica um item aos requisitos acústicos que os edifícios residenciais devem atender, sendo um deles o isolamento a ser oferecido pelo conjunto que compõe a vedação externa: parede e esquadria. Abarca questões, como espessura da parede e da laje, isolamento do piso e tipo de material a ser utilizado — parâmetros fixados no sentido de dar mais qualidade às obras e ao conforto do usuário.
As pessoas estão, de maneira geral, mais conscientes a respeito dos danos à saúde física e mental que a exposição constante a altos níveis de ruídos pode provocar, além da falta de conforto para atividades corriqueiras, como trabalhar ou dormir.
A preocupação com o conforto acústico é tão grande que a Caixa Econômica Federal irá liberar financiamentos somente àquelas empresas que se adequarem às normas acústicas e conquistarem o “Selo da Caixa”.
Todos esses fatos demonstram uma coerência e um amadurecimento do ponto de vista normativo no nosso país, que devem impactar positivamente no setor de construção civil.
A norma não tem força de lei, mas o consumidor poderá utilizá-la como base na justiça, exigindo as referências apresentadas. Temos reforçado a importância da qualidade de produtos e serviços e acreditamos na importância de normas como essas. Confira outros posts:
Nova norma da ABNT define regras específicas para a construção.
Blocos de concreto devem ter qualidade comprovada.
Selo de qualidade: garantia para blocos de concreto.
COMENTÁRIOS: